Efuturo: Toda Plenitude em Cristo – Parte 2

Toda Plenitude em Cristo – Parte 2

Sermão nº 978
Por Charles H. Spurgeon (1834-1892)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Quem é aquele que poderá expressar tudo o que se entende por nosso texto? Porque aqui temos “toda“ e “plenitude“ - e plenitude em todos. As palavras são exclusivas e inclusivas. Elas negam que haja alguma plenitude em outro lugar, pois eles reivindicam tudo para Cristo. Elas excluíram todos os outros. “Agradou ao Pai que nEle habite toda a plenitude“. Não em vós, fingidos sucessores dos apóstolos, nada pode habitar do que além de necessidade. Eu posso fazer bem o suficiente sem você; não, eu não insultaria meu Salvador negociando com você porque toda a plenitude “está nele”, e que apelo há em você que eu possa exigir? Vão a seus malfeitores que não conhecem a Cristo, mas aqueles que possuem as riquezas excedentes da graça de Cristo não se curvam a vocês. Estamos completos em Cristo sem você, ó hierarquia de bispos; sem você, conclave de cardeais; e sem você, ó infalível santidade de Roma. Aquele que tem tudo em Cristo, seria insano, de fato, se buscasse mais, ou se tivesse plenitude, ansiando pelo vazio. Este texto nos impele de toda a confiança nos homens, sim, ou mesmo nos anjos, fazendo-nos ver que tudo é valorizado em Jesus Cristo. Irmãos, se há algo de bom no que é chamado de catolicismo, ou no ritualismo, ou nas novidades filosóficas modernas, que os religiosos tenham o que eles acham lá; nós não devemos invejá-los, pois eles não podem encontrar nada que valha a pena em suas formas de adoração ou crença, senão o que já devemos ter na pessoa do Salvador todo-suficiente. E se as velas deles queimarem brilhantemente, o sol em si é nosso! E se eles são sucessores dos apóstolos, nós seguimos o próprio Cordeiro para onde quer que ele vá! E se eles forem excessivamente sábios, nós moramos com a própria sabedoria encarnada! Deixe-os ir para suas cisternas, vamos respeitar a fonte de água viva. Mas, de fato, não há luz em seus luminares, eles apenas aumentam as trevas; eles são líderes cegos dos cegos. Eles colocam seus vazios em competição com a plenitude de Jesus, e pregam outro evangelho que não é outro. A imprecação do apóstolo está sobre eles. Acrescentam às palavras de Deus e acrescentam-lhes as suas pragas.
Embora o texto seja exclusivo, também é inclusivo. Ele se fecha em tudo que é necessário para o tempo e para a eternidade, para todo o sangue comprado. É uma arca contendo todas as coisas boas concebíveis, sim, e muitas que são ainda inconcebíveis; porque, em razão de nossa fraqueza, ainda não concebemos a plenitude de Cristo. Coisas que você ainda não pediu nem pensou, ele é capaz de dar-lhe abundantemente. Se você chegar à consagração dos mártires, à piedade dos apóstolos, à pureza dos anjos, nunca deve ter visto ou ser capaz de pensar em algo puro, amável e de boa fama, que já não estivesse guardado em Cristo. Jesus. Todos os rios correm para este mar, pois deste mar eles vieram. Como a atmosfera circunda toda a terra, e todas as coisas vivem naquele mar de ar, todas as coisas boas estão contidas na bendita pessoa do nosso querido Redentor. Vamos nos juntar para louvá-lo. Vamos exaltá-lo com coração e voz, e que os pecadores sejam reconciliados com Deus por ele. Se todas as coisas boas estão nele, as quais um pecador pode exigir para torná-lo responsável perante Deus, então deixe o pecador chegar imediatamente através de tal mediador. Deixe dúvidas e medos desaparecerem com a visão da plenitude mediadora. Jesus deve ser capaz de salvar perfeitamente, desde que toda a plenitude habita nele. Venha, pecador; venha e receba-o. Creia tu nele e te encontrarás perfeito em Cristo Jesus.
“No momento em que um pecador crê,
E confia em seu Deus crucificado,
Seu perdão de uma vez ele recebe,
Toda a redenção pelo seu sangue.“
II. Tendo assim falado do que, agora nos voltamos para considerar ONDE. “Agradou ao Pai que nEle habite toda a plenitude.“ Onde mais poderia toda a plenitude ter sido colocada? Havia uma vasta capacidade para conter toda a plenitude. Onde mora um ser com a natureza com capacidade suficiente para abranger dentro de si toda plenitude? Assim poderíamos perguntar: “ Quem mediu as águas na palma de sua mão, e distribuiu o céu com a extensão, e compreendeu o pó da terra em uma medida, e pesou as montanhas em escalas, e as colinas em uma balança? Porque somente ele poderia conter toda a plenitude, pois ele deve ser igual a Deus, o Infinito. Quão adequado era o Filho do Altíssimo, que “era por ele, como um servo com ele,“ para se tornar o grande depósito de todos os tesouros da sabedoria e conhecimento e graça e salvação. Além disso, havia não apenas a capacidade de conter, mas a imutabilidade de reter a plenitude, pois o texto diz: “ Agradou ao Pai que nele habitasse toda a plenitude“, isto é, permaneça para sempre. Agora, se qualquer tipo de plenitude pudesse ser colocada em nós, criaturas mutáveis, ainda assim, em razão de nossa fragilidade, deveríamos provar que não há cisternas quebradas que não podem reter as águas. O Redentor é Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e para sempre: portanto, era necessário que toda a plenitude fosse colocada nele. O filho permanece para sempre. “Ele é sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque.“ Sendo feito perfeito, para seu ofício de Mediador, por sua obediência, ele se tornou o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem. “Seu nome permanecerá para sempre: seu nome será continuado enquanto o sol: e os homens serão abençoados nele: todas as nações o chamarão abençoado.“
Talvez o pensamento mais doce seja que toda a plenitude está bem colocada em Cristo Jesus, porque nele há uma adequação para distribuí-la, para que possamos obtê-la dele. Como poderíamos chegar a Deus por graça? Pois o nosso Deus é um fogo consumidor. Mas Jesus Cristo enquanto Deus é também homem como nós, verdadeiramente homem, de um espírito humilde e manso, e portanto, facilmente acessível. Aqueles que o conhecem, deleitam-se com a proximidade dele. Não é doce que toda a plenitude seja valorizada naquele que era amigo de publicanos e pecadores: e que veio ao mundo para buscar e salvar o que estava perdido? O homem que segurou a criança no colo e disse: “Deixai as criancinhas virem a mim“, o homem que foi tentado em todos os pontos, como nós somos, o homem que tocou os enfermos, ou melhor, que carregou suas doenças, o homem que deu as mãos aos cravos e o coração à lança; aquele homem abençoado, na cicatriz de cujos cravos o discípulo Tomé colocou o dedo e em cujo lado ele enfiou a mão; é ele, o Deus encarnado, em quem habita toda a plenitude. Venha, então, e receba dele, você que é o mais fraco, o mais pecaminoso dos homens. Venha imediatamente, ó pecador, e não tenha medo.
“Por que tem medo de vir,
e dizer-lhe toda a tua necessidade?
Ele não pronunciará a tua desgraça,
Nem se aborrecerá da tua face.
Queres temer Emanuel?
Ou temer o Cordeiro de Deus,
que, para salvar a tua alma do inferno,
derramou o seu precioso sangue?“
Note-se aqui, todavia, com muito cuidado, que enquanto a plenitude é entesourada em Cristo, não se diz que é guardada nas doutrinas de Cristo, embora sejam cheias e completas, e não precisamos de outro ensinamentos quando o Espírito revela o Filho em nós; nem se diz que está guardado nos mandamentos de Cristo, embora sejam amplamente suficientes para nossa orientação; mas é dito: “Agradou ao Pai que nele“, em sua pessoa, toda a plenitude deve permanecer. Nele, como Deus encarnado habita em toda a plenitude da divindade corporalmente, não como um mito, um sonho, um pensamento, uma ficção, mas como uma personalidade viva e real. Nós devemos nos apoderar disso. Eu sei que a plenitude habita nele oficialmente como Profeta, Sacerdote e Rei - mas a plenitude não está no manto profético, nem no éfode sacerdotal, nem na vestimenta real, mas na pessoa que usa tudo isso. “Agradou ao Pai que nEle habite toda a plenitude.“ Você deve se achegar ao próprio Cristo em sua fé e descansar somente nele, ou então você não alcançou o tesouro onde toda a plenitude é armazenada. Toda plenitude está nele radicalmente; se há plenitude em seu trabalho, ou em seus dons ou promessas, tudo é derivado de sua pessoa, o que dá peso e valor a todos. Todas as promessas são sim e amém em Cristo Jesus. O mérito de sua morte reside principalmente em sua pessoa, porque ele era Deus que se entregou por nós, e a si mesmo carregou nossos pecados em seu próprio corpo no madeiro. A excelência de sua pessoa deu plenitude ao seu sacrifício. Hebreus 1: 3. Seu poder de salvar neste mesmo dia está em sua pessoa, pois ele é capaz de salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Eu desejo que você veja isso e sinta; pois quando sua alma aperta os pés perfurados de Jesus, e olha para o rosto mais marcado do que o de qualquer homem, mesmo que você não possa entender todas as suas obras e ofícios, se você acredita nele, você alcançou o lugar onde toda a plenitude habita, e de sua plenitude você receberá.
Amado, lembre-se de nosso objetivo prático. Louvai a sua pessoa, ó santos! Vocês, pecadores, sejam reconciliados com Deus através de sua pessoa! Vocês, anjos, nos guiem na música! Vocês, espíritos redimidos pelo sangue cantem: Digno é o Cordeiro que foi morto. e nossos corações devem se manter em sintonia com os seus, pois devemos a mesma dívida para com ele. Glória seja para a pessoa do abençoado Cordeiro. Bênção, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e força, e poder, sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Deus nos permita vê-lo face a face e adorá-lo como deveríamos. Ó pecadores, você não será reconciliado com Deus através dele, quando toda a plenitude está nele, e ele se inclina para a sua fraqueza, e segura suas mãos perfuradas para cumprimentá-lo? Veja-o estendendo ambas as mãos para recebê-lo, enquanto ele docemente te faz vir a Deus através dele. Venha até ele. Oh venham com passos apressados, penitentes; venham imediatamente, ó culpados! Quem não seria reconciliado com Deus por alguém como este, em quem toda a plenitude da graça é feita para habitar?
III. A terceira pergunta é: POR QUÊ? “Agradou ao Pai.“ Isso é resposta suficiente. Ele é um soberano, deixe-o fazer o que quiser. Pergunte o motivo da eleição, você não receberá outro senão este, “Porque Pai, isto foi do teu agrado”. Essa resposta pode responder a dez mil perguntas, “É o Senhor, deixe-o fazer o que lhe parece bom.“ Uma vez “agradou ao Pai moê-lo“ e agora agrada ao Pai que nele toda a plenitude permaneça. A soberania pode responder a questão suficientemente, mas escute! Eu ouço a justiça falar, não deveria ficar em silêncio. A justiça diz que não havia ninguém no céu ou debaixo do céu que se apresentasse para conter a plenitude da graça como Jesus. Ninguém se apresentará para ser glorificado como o Salvador, que “não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” É justo que a graça que ele nos trouxe seja valorizada por ele. E enquanto a justiça fala, a sabedoria não reterá sua voz. Sabei, ó Jeová, para entesourar a graça em Cristo, porque para ele os homens podem vir; e vindo a ele, como a uma pedra viva, escolhida de Deus e preciosa, os homens o acham precioso também para as suas almas. O Senhor colocou o nosso inferno, no lugar certo, pois ele colocou sobre alguém que é poderoso, e que é tão amoroso quanto ele é poderoso, tão pronto quanto ele é capaz de salvar. Além disso, na adequação das coisas, o prazer do Pai é o primeiro ponto a ser considerado, pois todas as coisas devem ser para o bom prazer de Deus. É uma grande regra subjacente do universo que todas as coisas foram criadas para o prazer de Deus. Deus é a fonte do amor eterno, e é justo que ele nos transmita através de que canal ele pode eleger. Curvando-se, portanto, em humilde adoração ao seu trono, ficamos contentes porque, nessa questão, a plenitude habita onde ela perpetuamente satisfaz o decreto do céu. É bom que agrade o Pai.
Agora, irmãos, se é do agrado do Pai colocar toda a graça em Cristo, louvemos o Salvador eleito. O que agrada a Deus nos agrada. Onde vocês desejam ter a graça colocada, meus irmãos, senão no bem-amado? Toda a igreja de Deus é unânime sobre isso. Se eu pudesse me salvar, não o faria; eu pensaria que salvação não seria salvação se não glorificasse Jesus. Esta é a própria coroa e glória de ser salvo, que sermos salvos trará honra a Cristo. É maravilhoso pensar que Cristo terá a glória de toda a graça de Deus; e seria chocante se não fosse assim. Quem poderia suportar ver Jesus roubado de sua recompensa? Estamos indignados com o fato de que qualquer um deve usurpar seu lugar e envergonhar-se de que não o glorificamos mais. Nenhuma alegria jamais visita minha alma como a de saber que Jesus é altamente exaltado, e que a ele “cada joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.“ Uma irmã em Cristo, em sua bondade e gratidão, usou uma linguagem outro dia que me deu um rubor no rosto, pois me senti envergonhado de ser tão indigno do elogio. Ela disse: “Seu ministério me beneficia porque você glorifica tanto a Cristo.” Ah, eu pensei, se você soubesse como eu iria glorificá-lo se eu pudesse, e até onde eu caísse abaixo do que eu gostaria de fazer por ele, você não me elogiaria. Eu poderia chorar sobre os melhores sermões que já preguei porque não posso exaltar meu Senhor o suficiente, e minhas concepções são tão baixas, e minhas palavras são tão ruins. Oh, se alguém conseguisse realmente honrá-lo e colocar outra coroa sobre a sua cabeça, seria o paraíso de fato! Estamos neste acordo com o Pai, pois se lhe agrada glorificar o seu Filho, sentimos sinceramente que nos agrada. Porventura não iriam aqueles que ainda não foram renovados, apressar-se a reconciliar-se com Deus por tal Redentor? Se agrada ao Pai colocar toda a graça em Cristo, ó pecador, não agrada a você vir e recebê-lo através de Cristo? Cristo é o ponto de encontro para um pecador e seu Deus. Deus está em Cristo, e quando você vem a Cristo, Deus encontra você, e um tratado de paz é feito entre você e o Altíssimo. Você não está de acordo com Deus nisto - que Cristo será glorificado? Você não diz: Eu o glorificaria aceitando esta manhã toda a sua graça, amor e misericórdia? Bem, se você está disposto a receber Jesus, Deus o fez disposto, e nisso provou sua disposição para salvá-lo. Ele está satisfeito com Cristo. Você está satisfeito com Cristo? Se assim for, já existe paz entre você e Deus, pois Jesus é a nossa paz.
IV. Nós devemos fechar nos referindo ao QUANDO. Quando tudo é plenitude em Jesus? Está presente em todos os tempos, passado, presente e futuro. “Agradou ao Pai que nEle habite toda a plenitude.“ A plenitude, então, estava em Cristo no passado, está em Cristo hoje, estará em Cristo para sempre. A perpetuidade é aqui indicada; toda plenitude era, é, e estará na pessoa de Jesus Cristo. Cada santo salvo sob a antiga dispensação encontrou a plenitude de sua salvação na vinda do Redentor, cada santo salvo desde o advento é salvo através da mesma plenitude. Da fonte fluente das feridas de Cristo no Calvário, a redenção flui para sempre; e enquanto houver um pecador para ser salvo, ou uma alma eleita para ser reunida, o sangue de Cristo nunca perderá seu poder, a plenitude de mérito e graça permanecerá a mesma.
Enquanto a expressão indica perpetuidade, não indica constância e acessibilidade? Um homem que habita em uma casa é sempre encontrado lá, pois é sua casa. O texto parece-me dizer que essa plenitude da graça é sempre encontrada em Cristo, sempre nele. Bata nesta porta pela oração e você a encontrará em casa. Se um pecador em qualquer lugar está salvando, Deus seja misericordioso comigo! A misericórdia não saiu em viagem, ela habita em Cristo tanto de noite como de dia; está lá agora neste momento. Há vida em um olhar para o Crucificado, não em certas horas canônicas, mas a qualquer hora, em qualquer lugar, por qualquer homem que olhe para ele. Do fim da terra te hei de clamar, quando o meu coração se derreter, e minha oração não será rejeitada. Há plenitude de misericórdia em Cristo para ser obtida a qualquer hora, em qualquer época, de qualquer lugar. Agradou ao Pai que toda a plenitude permanecesse permanentemente nele, como em uma casa cuja porta nunca é fechada. Acima de tudo, vemos aqui a imutabilidade.
Toda a plenitude habita em Cristo - isto é, nunca se esgota nem diminui. No último dia em que este mundo se apresentará antes de ser entregue para ser devorado com calor ardente, será encontrada em Jesus tanto a plenitude como na hora em que o primeiro pecador olhou para ele e foi aliviado. Ó pecador, o banho que purifica é tão eficaz para tirar manchas hoje quanto era quando o ladrão moribundo se lavava nele. Ó tu, pecador desesperado, há tanto consolo em Cristo hoje como quando ele disse à mulher: "Teus pecados te são perdoados, vai em paz.“ Sua graça não diminuiu. Ele é hoje tão grande salvador como quando Madalena foi libertada de sete demônios. Até que o tempo não mais exista, ele exercerá o mesmo poder infinito de perdoar, renovar, libertar, santificar, perfeitamente salvar almas.
Nem tudo isso nos faz louvar a Cristo, visto que toda plenitude é permanente nele? Que nossos louvores permaneçam onde a plenitude habita. Todas as tuas obras te louvam, ó Deus, mas os teus santos te bendirão; sim, nunca cessarão a sua adoração, porque nunca rebaixarás a tua plenitude. Este é um tópico sobre o qual todos nós, que amamos a Cristo, estamos todos de acordo. Podemos discutir sobre doutrinas e temos visões diferentes sobre as ordenanças; mas temos todos os pontos de vista a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo. Deixe-o sentar em um trono alto e glorioso. Quando o dia amanhecerá que ele cavalgará em nossas ruas em triunfo? Quando a Inglaterra e a Escócia, e todas as nações, se tornarão verdadeiramente os domínios do grande Rei? Nossa oração é que ele possa apressar a propagação do evangelho, e sua própria vinda parece boa aos seus olhos. Ó que ele era glorioso aos olhos dos homens!
E, certamente, se toda a plenitude permanece perpetuamente em Cristo, há uma boa razão pela qual os não-reconciliados devem esta manhã, aproveitar-se dela. Que o abençoado Espírito te mostre, ó pecador, que há o suficiente em Jesus Cristo para satisfazer as tuas necessidades, para que tua fraqueza não te retenha, nem mesmo a dureza de teu coração, nem a teimosia de tua vontade; porque Cristo é capaz de subjugar todas as coisas a Si mesmo. Se você o procurar, ele será encontrado em você. Procure-o enquanto ele pode ser encontrado. Não deixe o assento até que sua alma esteja curvada a seus pés. Acho que o vejo; seus corações não podem imaginá-lo, glorioso hoje, e ainda assim o mesmo Salvador que foi pregado como um criminoso na cruz por culpados? Estenda a mão e toque o cetro de prata da misericórdia que ele segura para ti, porque aqueles que o tocam vivem. Olhe para aquele rosto querido onde as lágrimas uma vez fizeram seus sulcos; olhe, eu digo e viva. Olhe aquela face radiante com muitas pedras preciosas brilhantes, uma vez que ela usava uma coroa de espinhos; deixe seu amor derreter você ao arrependimento. Atire-se em seus braços sentindo agora, “ Se eu perecer, eu perecerei ali. Ele será minha única esperança.” Como vive o Senhor, diante de quem estou de pé, nunca mais haverá uma alma perdida de vocês que venha e confie em Jesus. O céu e a terra passarão, mas esta palavra de Deus nunca passará. Quem crer e for batizado será salvo. Deus disse isso; ele não fará isto? Ele declarou, deve ficar firme. Todo aquele que nele crê não perece, mas tem a vida eterna. Oh confie nele! Eu te imploro pela misericórdia de Deus, e pela plenitude de Jesus, confie nele agora, neste dia! Deus o conceda a você, por amor a Cristo. Amém.