Conforto para os Cristãos – Parte 4
A. W. Pink (1886-1952)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra
CAPÍTULO 11 - LAMENTAÇÃO
“Bem-aventurados os que choram” (Mateus 5: 4).
O luto é odioso e penoso para a pobre natureza humana. Do sofrimento e da tristeza, nossos espíritos instintivamente se encolhem. Por natureza procuramos a sociedade do alegre. Nosso texto apresenta uma anomalia para os não regenerados, mas é uma música doce para os ouvidos dos eleitos de Deus. Se são "abençoados", por que eles "choram"? Se eles "choram", como podem ser "abençoados"? Somente o filho de Deus tem a chave para esse paradoxo. Quanto mais refletimos sobre o nosso texto, mais somos obrigados a exclamar: “Nunca o homem falou como este Homem!” “Bem-aventurados [felizes] são aqueles que choram é um aforismo que está em total desacordo com a lógica do mundo. Os homens têm em todos os lugares e em todas as eras considerados os prósperos e folgazões como os felizes, mas Cristo declara felizes aqueles que são pobres de espírito e que choram. Agora é óbvio que não são todas as espécies de luto que são aqui referidas. Há um “pesar do mundo que opera a morte” (2 Coríntios 7:10). O luto pelo qual Cristo promete conforto deve ser restrito ao que é espiritual. O luto que é abençoado é o resultado de uma compreensão da santidade e da bondade de Deus, que emerge no sentido da depravação de nossas naturezas e da enorme culpa de nossa conduta. O luto pelo qual Cristo promete o consolo divino é um pesar pelos nossos pecados com uma tristeza piedosa.
As oito bem-aventuranças estão dispostas em quatro pares. A prova disso será fornecida à medida que prosseguirmos. A primeira da série é a bênção que Cristo pronunciou sobre aqueles que são pobres de espírito, os quais tomamos como uma descrição daqueles que foram despertados para um senso de seu próprio nada e vazio. Agora, a transição de tal pobreza para o luto é fácil de seguir. De fato, o luto segue tão de perto que na realidade é companheiro de pobreza. O luto que é aqui referido é manifestamente mais do que o de luto, aflição ou perda. É o luto pelo pecado. É lamentar a destituição sentida do nosso estado espiritual e das iniquidades que nos separaram e a Deus; lamentando a própria moralidade em que nos gloriamos e a justiça própria em que confiamos; tristeza pela rebelião contra Deus e hostilidade à Sua vontade; e tal luto sempre acompanha a pobreza consciente de espírito (Dr. Pierson).
Uma ilustração e exemplificação impressionantes do espírito sobre o qual o Salvador pronunciou Sua bênção é encontrado em Lucas 18: 9-14. Há um contraste vívido é apresentado ao nosso ponto de vista. Primeiro, nos é mostrado um fariseu olhando para Deus e dizendo: “Deus, eu te agradeço por não ser como os outros homens são, extorquidores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este publicano. Eu jejuo duas vezes na semana, dou o dízimo de tudo o que possuo.” Isso tudo pode ter sido verdade quando ele olhou para ele, mas este homem desceu à sua casa em um estado de condenação. Suas belas roupas eram trapos, suas vestes brancas estavam imundas, embora ele não soubesse. Então nos é mostrado o publicano, de longe, que, na linguagem do salmista, ficou tão perturbado por suas iniquidades que não conseguiu olhar para cima (Salmos 40:12). Ele não se atreveu a erguer os olhos para o céu, mas bateu no peito. Consciente da fonte de corrupção interna, ele clamou: “Deus seja misericordioso comigo, pecador”. Aquele homem foi à sua casa justificado, porque era pobre de espírito e lamentava o pecado. Aqui estão as primeiras marcas de nascença dos filhos de Deus. Aquele que nunca chegou a ser pobre de espírito e nunca soube o que é realmente chorar pelo pecado, embora ele pertença a uma igreja ou seja um portador de cargos, não viu nem entrou no Reino de Deus.
Quão grato o leitor cristão deve ser que o grande Deus desce para habitar no coração humilde e contrito! Esta é a maravilhosa promessa feita por Deus até mesmo no Antigo Testamento (por Aquele em cuja visão os céus não estão limpos, que não pode encontrar em qualquer templo que o homem alguma vez construiu para Ele, por magnífico que seja, uma morada adequada - ver Isaías 57 : 15 e 66: 2)!
“Bem-aventurados os que choram.” Embora a principal referência seja àquele luto inicial comumente chamado de convicção do pecado, de modo algum se limita a isso. O luto é sempre uma característica do estado cristão normal. Há muito que o crente tem que lamentar. A praga de seu próprio coração o faz chorar: “Miserável homem que eu sou” (Romanos 7:24). A incredulidade que “tão facilmente nos aflige” (Hebreus 12: 1) e pecados que cometemos, que são mais em número que os cabelos da nossa cabeça são uma dor contínua para nós. A esterilidade de nossas vidas nos faz suspirar e chorar. Nossa propensão a vagar de Cristo, nossa falta de comunhão com Ele e a superficialidade de nosso amor por Ele nos levam a pendurar nossas harpas nos salgueiros. Mas há muitas outras causas de luto que assaltam os corações cristãos: por todas as partes a religião hipócrita tem uma forma de piedade enquanto nega o poder dela (2 Timóteo 3: 5); a terrível desonra feita à verdade de Deus pela falsa doutrina em numerosos púlpitos; as divisões entre o povo do Senhor; e contenda entre irmãos. A combinação destes proporciona uma ocasião para a contínua tristeza do coração. A terrível iniquidade do mundo, o desprezo de Cristo e os incalculáveis sofrimentos humanos nos fazem gemer em nós mesmos. Quanto mais próximas as vidas cristãs de Deus, mais se chorará por tudo que O desonra. Esta é a experiência comum do verdadeiro povo de Deus (Salmos 119: 53; Jeremias 13:17; 14:17; Ezequiel 9: 4). “Eles serão consolados”. Por essas palavras, Cristo se refere principalmente à remoção da culpa que sobrecarrega a consciência. Isso é realizado pela aplicação do Espírito do Evangelho da graça de Deus àquele a quem Ele convence de sua terrível necessidade de um Salvador. O resultado é uma sensação de perdão total e gratuito através dos méritos do sangue expiatório de Cristo. Este conforto divino é “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4: 7), enchendo o coração daquele que agora está seguro de que é “aceito no Amado” (Efésios 1: 6). Deus fere antes da cura e antes de exaltar. Primeiro, há uma revelação de Sua justiça e santidade, depois a revelação de Sua misericórdia e graça. As palavras “eles serão consolados” também receberão um cumprimento constante na experiência do cristão. Embora ele lamente seus fracassos e confessa-os a Deus, ainda assim ele é consolado pela garantia de que o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, purifica-o de todo pecado (1 João 1: 7). Embora ele gema sobre a desonra feita a Deus por todos os lados, ainda assim ele é consolado pelo conhecimento de que o dia está se aproximando rapidamente quando Satanás será lançado no inferno para sempre e quando os santos reinarão com o Senhor Jesus em “novos céus e numa nova terra, onde habita a justiça”, (2 Pedro 3:13). Embora a mão castigadora do Senhor seja frequentemente colocada sobre ele e embora “nenhuma correção pareça prazerosa, senão dolorosa”, (Hebreus 12:11), no entanto, ele é consolado pela percepção de que tudo isso está produzindo para ele "um peso muito maior e eterno de glória" (2 Coríntios 4:17). Como o apóstolo Paulo, o crente que está em comunhão com seu Senhor pode dizer: “triste e ao mesmo tempo alegre” (2 Coríntios 6:10). Muitas vezes ele pode ser chamado para beber das águas amargas de Mara, mas Deus plantou perto uma árvore para adoçá-las. Sim, os cristãos de luto são consolados até agora pelo Consolador Divino: pelas ministrações de Seus servos, encorajando palavras de companheiros cristãos, e (quando estes não estão à mão) pelas preciosas promessas da Palavra sendo trazidas para casa em poder pelo Espírito para os seus corações a partir do depósito de suas memórias. “Eles serão consolados”. O melhor vinho é reservado para o final”. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30: 5). Durante a longa noite da Sua ausência, os crentes foram chamados à comunhão com Aquele que era o Homem das dores. Mas está escrito: "Se ... nós sofrermos com Ele ..., também seremos glorificados", (Romanos 8:17). Que conforto e alegria serão nossos quando amanhecer a manhã sem nuvens! Então, "a tristeza e o suspiro desaparecerão", (Isaías 35:10). Então, devem ser cumpridas as palavras da grande voz celestial em Apocalipse 21: 3,4: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens, e Ele habitará com eles" e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será seu Deus. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem pranto, nem mais haverá dor: porque as primeiras coisas já passaram.
CAPÍTULO 12 - FOME
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça; porque eles serão cheios ”(Mateus 5: 6).
Nas primeiras três bem-aventuranças, somos chamados a testemunhar os exercícios do coração de alguém que foi despertado pelo Espírito de Deus. Primeiro, há uma sensação de necessidade, uma percepção do meu nada e vazio. Segundo, há um julgamento de si mesmo, uma consciência da minha culpa e uma tristeza pela minha condição perdida. Terceiro, há uma cessação de procurar justificar-me diante de Deus, um abandono de todos os pretextos ao mérito pessoal e uma tomada do meu lugar no pó diante de Deus. Aqui, na quarta bem-aventurança, o olho da alma se desvia de si para Deus por uma razão muito especial: há um anseio por uma justiça que eu preciso urgentemente, mas sei que não possuo. Houve muita discussão desnecessária. quanto à importação precisa da palavra justiça em nosso presente texto. A melhor maneira de determinar seu significado é voltar para as Escrituras do Antigo Testamento, onde este termo é usado, e então para brilhar sobre elas a luz mais brilhante fornecida pelas Epístolas do Novo Testamento. “Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra e produza a salvação, e juntamente com ela brote a justiça; eu, o SENHOR, as criei.” (Isaías 45: 8). A primeira metade deste versículo refere-se, em linguagem figurada, ao advento de Cristo a esta terra; a segunda metade à Sua ressurreição, quando Ele foi "ressuscitado para nossa justificação" (Romanos 4:25). “Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da justiça. Faço chegar a minha justiça, e não está longe; a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião o livramento e em Israel, a minha glória.” (Isaías 46: 12,13). “Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam.” (Isaías 51: 5). “Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se.” (Isaías 56: 1). “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça,” (Isaías 61: 10a). Essas passagens deixam claro que a justiça de Deus é sinônimo da salvação de Deus. As Escrituras citadas acima são reveladas na obra de Paulo, especialmente na epístola aos Romanos, onde o Evangelho recebe sua exposição mais completa. Em Romanos 1:16, 17a, Paulo diz: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Pois ali a justiça de Deus é revelada de fé em fé.” Em Romanos 3: 22-24 lemos: “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”. Em Romanos 5:19, esta abençoada declaração é feita: “Porque, como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um. muitos serão feitos justos”. Em Romanos 10: 4, aprendemos que “Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê”. O pecador é destituído de justiça, pois “como está escrito: Não há justo, nem um sequer,” (Romanos 3:10). Deus, portanto, providenciou em Cristo uma perfeita justiça para cada um e para todo o Seu povo. Essa justiça, essa satisfação de todas as exigências da santa Lei de Deus contra nós, foi feita por nosso Substituto e Fiador. Essa justiça agora é imputada (isto é, legalmente creditada à conta de) ao pecador crente. Assim como os pecados do povo de Deus foram todos transferidos para Cristo, a Sua justiça é colocada sobre eles (2 Coríntios 5:21). Estas poucas palavras são apenas um breve resumo do ensino da Escritura sobre este assunto vital e abençoado da perfeita justiça que Deus requer de nós e que é nossa pela fé no Senhor Jesus Cristo. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça." A fome e a sede expressam um desejo veemente, do qual a alma é extremamente consciente. Primeiro, o Espírito Santo traz diante do coração as santas exigências de Deus. Ele nos revela Seu padrão perfeito, que Ele nunca pode rebaixar. Ele nos lembra que, “se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus” (Mateus 5:20). Segundo, a alma trêmula, consciente de sua própria pobreza abjeta e percebendo sua total incapacidade de atender às exigências de Deus, não vê nenhuma ajuda em si mesma. Esta dolorosa descoberta faz com que ele lamente e gema. Você fez isso? Terceiro, o Espírito Santo então cria no coração uma profunda “fome e sede” que faz com que o pecador convicto procure alívio e busque um suprimento fora de si mesmo. O olho crente é então dirigido a Cristo, que é “O SENHOR NOSSA JUSTIÇA” (Jeremias 23: 6). Como as anteriores, esta quarta Beatitude descreve uma dupla experiência. Refere-se obviamente à fome inicial e sede que ocorre antes de um pecador se voltar para Cristo pela fé. Mas também se refere ao desejo contínuo que é perpetuado no coração de todo pecador salvo até o dia da sua morte. Exercícios repetidos desta graça são sentidos em intervalos variados. Aquele que ansiava por ser salvo por Cristo, agora anseia por ser feito como Ele. Observada em seu aspecto mais amplo, essa fome e sede se refere a um anseio do coração renovado por Deus (Salmo 42: 1), um anseio por uma caminhada mais próxima com Ele e um anseio por uma conformidade mais perfeita à imagem de Seu Filho. Ele fala dessas aspirações da nova natureza para a bênção Divina que somente pode fortalecer, sustentar e satisfazer. Nosso texto apresenta tal paradoxo que é evidente que nenhuma mente carnal o inventou. Pode alguém que tenha sido trazido à união vital com Aquele que é o Pão da Vida e em quem toda a plenitude permanece estar faminto e sedento? Sim, tal é a experiência do coração renovado. Marque com cuidado o tempo do verbo: não é "bem-aventurados são os que tiveram fome e sede”, mas “bem-aventurados os que têm fome e sede”. Você, caro leitor? Ou você está contente com suas realizações e satisfeito com sua condição? Fome e sede de justiça sempre foram a experiência dos verdadeiros santos de Deus (Filipenses 3: 8-14). “Eles serão saciados.” Como a primeira parte de nosso texto, isso também tem um duplo cumprimento, inicial e contínuo. Quando Deus cria uma fome e uma sede na alma, é para que Ele possa satisfazê-los. Quando o pobre pecador é levado a sentir sua necessidade de Cristo, é para o fim que ele pode ser atraído a Cristo e levado a abraçá-lo como sua única justiça diante de um Deus santo. Ele tem o prazer de confessar a Cristo como sua recém-descoberta justiça e glória somente nEle (1 Coríntios 1: 30,31). Tal pessoa, a quem Deus agora chama de “santo” (1 Coríntios 1: 2; 2 Coríntios 1: 1; Efésios 1: 1; Filipenses 1: 1), experimenta um preenchimento contínuo: não com vinho, em que há excesso mas com o Espírito (Efésios 5:18). Ele deve ser preenchido com a paz de Deus que excede todo o entendimento (Filipenses 4: 7). Nós que estamos confiando na justiça de Cristo, um dia seremos preenchidos com bênção Divina sem qualquer mistura de tristeza; seremos cheios de louvor e gratidão por Ele que realizou toda obra de amor e obediência em nós (Filipenses 2: 12,13), como o fruto visível de Sua obra salvadora em e para nós. Neste mundo, “Ele encheu os famintos de coisas boas” (Lucas 1:53), como este mundo não pode dar nem ocultar daqueles que “buscam o Senhor” (Salmos 34:10). Ele concede tamanha bondade e misericórdia a nós, que somos as ovelhas do seu pasto, para que os nossos cálices transbordem (Salmos 23: 5,6). No entanto, tudo o que presentemente gozamos é apenas uma prévia de tudo aquilo que o nosso “Deus preparou para os que O amam” (1 Coríntios 2: 9). No estado eterno, seremos cheios de perfeita santidade, pois “seremos como ele” (1 João 3: 2).
CAPÍTULO 13 - PUREZA DO CORAÇÃO
“Bem-aventurados os puros de coração; porque eles verão a Deus ”(Mateus 5: 8).
Nas primeiras três bem-aventuranças, somos chamados a testemunhar os exercícios do coração de alguém que foi despertado pelo Espírito de Deus. Primeiro, há uma sensação de necessidade, uma percepção do meu nada e vazio. Segundo, há um julgamento de si mesmo, uma consciência da minha culpa e uma tristeza pela minha condição perdida. Terceiro, há uma cessação de procurar justificar-me diante de Deus, um abandono de todos os pretextos ao mérito pessoal e uma tomada do meu lugar no pó diante de Deus. Aqui, na quarta bem-aventurança, o olho da alma se desvia de si para Deus por uma razão muito especial: há um anseio por uma justiça que eu preciso urgentemente, mas sei que não possuo. Houve muita discussão desnecessária. quanto à importação precisa da palavra justiça em nosso presente texto. A melhor maneira de determinar seu significado é voltar para as Escrituras do Antigo Testamento, onde este termo é usado, e então para brilhar sobre elas a luz mais brilhante fornecida pelas Epístolas do Novo Testamento. “Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra e produza a salvação, e juntamente com ela brote a justiça; eu, o SENHOR, as criei.” (Isaías 45: 8). A primeira metade deste versículo refere-se, em linguagem figurada, ao advento de Cristo a esta terra; a segunda metade à Sua ressurreição, quando Ele foi "ressuscitado para nossa justificação" (Romanos 4:25). “Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da justiça. Faço chegar a minha justiça, e não está longe; a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião o livramento e em Israel, a minha glória.” (Isaías 46: 12,13). “Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam.” (Isaías 51: 5). “Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se.” (Isaías 56: 1). “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça,” (Isaías 61: 10a). Essas passagens deixam claro que a justiça de Deus é sinônimo da salvação de Deus. As Escrituras citadas acima são reveladas na obra de Paulo, especialmente na epístola aos Romanos, onde o Evangelho recebe sua exposição mais completa. Em Romanos 1:16, 17a, Paulo diz: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Pois ali a justiça de Deus é revelada de fé em fé.” Em Romanos 3: 22-24 lemos: “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”. Em Romanos 5:19, esta abençoada declaração é feita: “Porque, como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um. muitos serão feitos justos”. Em Romanos 10: 4, aprendemos que “Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê”. O pecador é destituído de justiça, pois “como está escrito: Não há justo, nem um sequer,” (Romanos 3:10). Deus, portanto, providenciou em Cristo uma perfeita justiça para cada um e para todo o Seu povo. Essa justiça, essa satisfação de todas as exigências da santa Lei de Deus contra nós, foi feita por nosso Substituto e Fiador. Essa justiça agora é imputada (isto é, legalmente creditada à conta de) ao pecador crente. Assim como os pecados do povo de Deus foram todos transferidos para Cristo, a Sua justiça é colocada sobre eles (2 Coríntios 5:21). Estas poucas palavras são apenas um breve resumo do ensino da Escritura sobre este assunto vital e abençoado da perfeita justiça que Deus requer de nós e que é nossa pela fé no Senhor Jesus Cristo. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça." A fome e a sede expressam um desejo veemente, do qual a alma é extremamente consciente. Primeiro, o Espírito Santo traz diante do coração as santas exigências de Deus. Ele nos revela Seu padrão perfeito, que Ele nunca pode rebaixar. Ele nos lembra que, “se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus” (Mateus 5:20). Segundo, a alma trêmula, consciente de sua própria pobreza abjeta e percebendo sua total incapacidade de atender às exigências de Deus, não vê nenhuma ajuda em si mesma. Esta dolorosa descoberta faz com que ele lamente e gema. Você fez isso? Terceiro, o Espírito Santo então cria no coração uma profunda “fome e sede” que faz com que o pecador convicto procure alívio e busque um suprimento fora de si mesmo. O olho crente é então dirigido a Cristo, que é “O SENHOR NOSSA JUSTIÇA” (Jeremias 23: 6). Como as anteriores, esta quarta Beatitude descreve uma dupla experiência. Refere-se obviamente à fome inicial e sede que ocorre antes de um pecador se voltar para Cristo pela fé. Mas também se refere ao desejo contínuo que é perpetuado no coração de todo pecador salvo até o dia da sua morte. Exercícios repetidos desta graça são sentidos em intervalos variados. Aquele que ansiava por ser salvo por Cristo, agora anseia por ser feito como Ele. Observada em seu aspecto mais amplo, essa fome e sede se refere a um anseio do coração renovado por Deus (Salmo 42: 1), um anseio por uma caminhada mais próxima com Ele e um anseio por uma conformidade mais perfeita à imagem de Seu Filho. Ele fala dessas aspirações da nova natureza para a bênção Divina que somente pode fortalecer, sustentar e satisfazer. Nosso texto apresenta tal paradoxo que é evidente que nenhuma mente carnal o inventou. Pode alguém que tenha sido trazido à união vital com Aquele que é o Pão da Vida e em quem toda a plenitude permanece estar faminto e sedento? Sim, tal é a experiência do coração renovado. Marque com cuidado o tempo do verbo: não é "bem-aventurados são os que tiveram fome e sede”, mas “bem-aventurados os que têm fome e sede”. Você, caro leitor? Ou você está contente com suas realizações e satisfeito com sua condição? Fome e sede de justiça sempre foram a experiência dos verdadeiros santos de Deus (Filipenses 3: 8-14). “Eles serão saciados.” Como a primeira parte de nosso texto, isso também tem um duplo cumprimento, inicial e contínuo. Quando Deus cria uma fome e uma sede na alma, é para que Ele possa satisfazê-los. Quando o pobre pecador é levado a sentir sua necessidade de Cristo, é para o fim que ele pode ser atraído a Cristo e levado a abraçá-lo como sua única justiça diante de um Deus santo. Ele tem o prazer de confessar a Cristo como sua recém-descoberta justiça e glória somente nEle (1 Coríntios 1: 30,31). Tal pessoa, a quem Deus agora chama de “santo” (1 Coríntios 1: 2; 2 Coríntios 1: 1; Efésios 1: 1; Filipenses 1: 1), experimenta um preenchimento contínuo: não com vinho, em que há excesso mas com o Espírito (Efésios 5:18). Ele deve ser preenchido com a paz de Deus que excede todo o entendimento (Filipenses 4: 7). Nós que estamos confiando na justiça de Cristo, um dia seremos preenchidos com bênção Divina sem qualquer mistura de tristeza; seremos cheios de louvor e gratidão por Ele que realizou toda obra de amor e obediência em nós (Filipenses 2: 12,13), como o fruto visível de Sua obra salvadora em e para nós. Neste mundo, “Ele encheu os famintos de coisas boas” (Lucas 1:53), como este mundo não pode dar nem ocultar daqueles que “buscam o Senhor” (Salmos 34:10). Ele concede tamanha bondade e misericórdia a nós, que somos as ovelhas do seu pasto, para que os nossos cálices transbordem (Salmos 23: 5,6). No entanto, tudo o que presentemente gozamos é apenas uma prévia de tudo aquilo que o nosso “Deus preparou para os que O amam” (1 Coríntios 2: 9). No estado eterno, seremos cheios de perfeita santidade, pois “seremos como ele” (1 João 3: 2).
CAPÍTULO 14 - AS BEATITUDES E CRISTO
Nossas meditações sobre as bem-aventuranças não seriam completas, a menos que a pessoa do nosso bendito Senhor, como nos esforçamos para mostrar, elas descrevem o caráter e a conduta de um cristão. Uma vez que o caráter cristão é formado em nós pelo processo experiencial de nosso ser conformado à imagem do Filho de Deus, então devemos voltar nosso olhar para aquele que é o padrão perfeito.
No Senhor Jesus Cristo, encontramos as mais brilhantes manifestações e as mais altas exemplificações de todas as várias graças espirituais que são encontradas (como reflexões obscuras) em Seus seguidores. Não uma ou duas, mas todas essas perfeições foram mostradas por Ele, pois Ele não é apenas amável, mas "completamente adorável" (Cantares 5:16). Que o Espírito Santo, que está aqui para glorificá-lo, toma agora das coisas de Cristo e as mostra a nós (João 16: 14,15). Primeiro, vamos considerar as palavras: "Bem-aventurados os pobres de espírito". Que maravilha é ver como as Escrituras falam daquele que era rico tornando-se pobre por nossa causa, para que nós, por meio de Sua pobreza, fôssemos ricos (2 Coríntios 8: 9). Grande realmente foi a pobreza na qual Ele entrou. Nascido de pais que eram pobres em bens deste mundo, Ele começou sua vida terrena em uma manjedoura. Durante sua juventude e início da idade adulta, Ele trabalhou duro no banco do carpinteiro. Depois que Seu ministério público começou, Ele declarou que embora as raposas tivessem seus covis e as aves do ar seus ninhos, o Filho do Homem não tinha onde reclinar a cabeça (Lucas 9:58). Se traçarmos as declarações messiânicas registradas nos Salmos pelo Espírito de profecia, descobriremos que repetidas vezes Ele confessou a Deus Sua pobreza de espírito: "Sou pobre e triste" (Salmos 69:29); “Inclina, SENHOR, os ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado.” (Salmos 86: 1); “Porque sou pobre e necessitado, e o meu coração está ferido em mim” (Salmo 109: 22). Segundo, ponderemos as palavras: “Bem-aventurados os que choram”. Cristo era de fato o principal enlutado. A profecia do Antigo Testamento O contemplava como “homem de dores, e familiarizado com a dor” (Isaías 53: 3). Ao contender com os fariseus sobre a observância servil do sábado, e ao procurar ensiná-los, por preceito e exemplo, uma compreensão adequada da santa instituição de Deus, Ele “entristeceu-se pela dureza de seus corações” (Marcos 3: 5). Contemple-o suspirando antes de curar o homem surdo e mudo (Marcos 7:34). Veja-o chorando na sepultura de Lázaro (João 11:35). Ouça Sua lamentação sobre a cidade amada: “Ó Jerusalém, Jerusalém ... quantas vezes eu teria reunido teus filhos” (Mateus 23:37). Aproxime-se e reverentemente o contemple na penumbra do Getsêmani, derramando Suas petições para o Pai “com forte clamor e lágrimas” (Hebreus 5: 7). Curve-se e maravilhe-se ao ouvi-lo clamar da cruz: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34). Ouça Seu apelo melancólico: “Não vos comove isto, a todos vós que passais pelo caminho? Considerai e vede se há dor igual à minha, que veio sobre mim, com que o SENHOR me afligiu no dia do furor da sua ira.” (Lamentações 1:12).
Terceiro, contemple a beleza de Cristo na afirmação: “Bem-aventurados os mansos”. Uma série de exemplos pode ser tirada dos Evangelhos que ilustram a baixa condição do Senhor da glória encarnado. Observe os homens selecionados por Ele para serem Seus embaixadores. Ele não escolheu os sábios, os instruídos, os grandes ou os nobres. Pelo menos quatro deles eram pescadores, e um estava no emprego do governo romano como desprezado cobrador de impostos. Percebe-se sua humildade na companhia que Ele mantinha. Ele não procurou os ricos e renomados, mas era “amigo dos publicanos e pecadores” (Mateus 11:19). Veja nos milagres que Ele realizou. De novo e de novo, Ele ordenou aos curados que não contassem a ninguém o que havia sido feito a eles. Busque-o no desinteresse de Seu serviço. Ao contrário dos hipócritas, que soavam uma trombeta diante deles quando estavam prestes a doar esmolas a uma pessoa pobre, Ele não procurou os holofotes, mas evitou anunciar e desprezou a popularidade. Quando a multidão O faria seu ídolo, Ele os evitou (Marcos 1:45; 7:24). “Quando, pois, Jesus percebeu que viriam e O receberiam à força, para torná-lo rei, ele próprio voltaria para o próprio monte” (João 6:15). Quando seus irmãos insistiram com ele, dizendo: “Mostre-se ao mundo ", ele declinou e subiu para a festa em segredo (João 7: 2-10). Quando Ele, em cumprimento da profecia, se apresentou a Israel como seu Rei, Ele entrou em Jerusalém da maneira mais humilde, cavalgando sobre a cria de um jumento (Zacarias 9: 9; João 12:14). É melhor exemplificado em Cristo: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”. Que resumo é este da vida interior do homem Jesus Cristo! Antes da encarnação, o Espírito Santo anunciou: “E a justiça será o cinto dos seus lombos” (Isaías 11: 5). Quando Cristo entrou neste mundo, Ele disse: “Eis que venho para fazer a tua vontade, ó Deus” ( Hebreus 10: 9). Quando menino de doze anos, Ele perguntou: “Não sabeis vós que eu devo tratar dos negócios de Meu Pai?” (Lucas 2:49). No início de Seu ministério público, Ele declarou: “Não penseis que vim destruir a lei. ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir” (Mateus 5:17). Aos seus discípulos, declarou: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a obra dele” ( João 4:34). DEle, o Espírito Santo, disse: “Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o Teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros” (Salmo 45: 7). Ele se chama “O SENHOR NOSSA JUSTIÇA” (Jeremias 23: 6). Em quinto lugar, observe as palavras: “Bem-aventurados os misericordiosos.” Em Cristo vemos a misericórdia personificada. Foi misericórdia para os pobres pecadores perdidos que fez o Filho de Deus trocar a glória do céu para a vergonha da terra. Foi uma misericórdia maravilhosa e incomparável que O levou para a cruz, para ser feito uma maldição por Seu povo. Assim, “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” (Tito 3: 5). Ele está, mesmo agora, exercendo misericórdia em nosso favor, como nosso “misericordioso e fiel Sumo Sacerdote” (Hebreus 2:17). Assim também estamos continuamente “aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 21). porque Ele mostrará misericórdia no Dia do Juízo a todos os que crerem nele (2 Timóteo 1:18). Contemplem as palavras: “Bem-aventurados os limpos de coração”. Isto também foi perfeitamente exemplificado em Cristo. Ele era o “Cordeiro sem defeito e sem mancha” (1 Pedro 1:19). Ao tornar-se homem, Ele não foi contaminado, não contraindo nenhuma das impurezas do pecado. Sua humanidade era e é perfeitamente santa (Lucas 1:35). Ele era “santo, inofensivo, imaculado, separado dos pecadores” (Hebreus 7:26). “Nele não há pecado” (1 João 3: 5). Portanto, Ele “não pecou” (1 Pedro 2:22) e “não conheceu pecado” (2 Coríntios 5:21). "Ele é puro" (1 João 3: 3). Porque Ele era absolutamente puro por natureza, Seus motivos e ações eram sempre puros. Quando Ele disse: "Eu não busco a Minha própria glória" (João 8:50), Ele resumiu toda a Sua carreira terrena.
Também, pondere as palavras: "Bem-aventurados os pacificadores". Suprema verdade é esta do nosso bendito Salvador. Ele é Aquele que “fez a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). Ele foi designado para ser uma propiciação (Romanos 3:25), isto é, Aquele que apazigua a ira de Deus, satisfazendo toda exigência de Sua Lei quebrada, e glorificando Sua justiça e santidade. Ele também fez a paz entre judeus e gentios (Efésios 2: 11-18). Mesmo agora Cristo Jesus está sentado em majestade sobre o trono de seu pai Davi (Atos 2: 29-36), reinando como o "Príncipe da Paz". Do aumento de Seu governo e paz não haverá fim, sobre o trono de Davi (Isaías 9: 6,7) . Quando Cristo voltar para ressuscitar os mortos e julgar o mundo em retidão, então Ele purificará esta Terra do pecado e de todos os efeitos da Queda (Romanos 8: 19-23). Podemos olhar confiantemente para a época em que o Senhor Jesus Cristo restaurará a paz nos “novos céus e nova terra, onde habita a justiça”. (2 Pedro 3:13).
Medite nestas palavras: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça.” Ninguém jamais foi perseguido como foi o Justo, como pode ser visto pela referência simbólica a Ele em Apocalipse 12: 4! Pelo Espírito de profecia, Ele declarou: “Estou aflito e pronto para morrer desde a Minha juventude” (Salmo 88:15). No início de Seu ministério, quando Jesus estava ensinando em Nazaré (Sua cidade natal), o povo “levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo.” (Lucas 4:29). Nos recintos do templo, os líderes dos judeus "pegaram pedras para lançar nele" (João 8:59). Durante todo o seu ministério, seus passos foram perseguidos por inimigos. Os líderes religiosos O acusaram de ter um demônio (João 8:48). Aqueles que estavam sentados no portão, falavam contra ele, e ele era o cântico dos bêbados (Salmos 69:12). No seu julgamento, arrancaram-lhe os cabelos (Isaías 50: 6), cuspiram na sua face, bateram nele e o feriram com as suas mãos (Mateus 26:67). Depois que Ele foi flagelado pelos soldados e coroado de espinhos, Ele foi levado por sua própria cruz ao Calvário, onde O crucificaram. Mesmo em suas últimas horas ele não foi deixado em paz, e foi perseguido por insultos e escárnios. Quão indizivelmente branda, em comparação, é a perseguição que somos chamados a suportar por amor a Ele. Da mesma forma, cada uma das promessas ligadas às bem-aventuranças encontra seu cumprimento em Cristo. Pobre de espírito Ele era, e Seu é supremamente o Reino. Lamento Ele fez, ainda assim, Ele será consolado como Ele vir o penoso trabalho de Sua alma (Isaías 53:11). Ele era a mansidão personificada, mas agora está sentado em um trono de glória. Ele tinha fome e sede de justiça, mas agora está cheio de satisfação quando vê que a justiça que Ele realizou foi imputada a Seu povo. Puro de coração, Ele vê a Deus como nenhum outro o vê (Mateus 11:27). Como Pacificador, Ele é reconhecido como o único Filho de Deus por todos os filhos comprados pelo Seu sangue. Como o perseguido, grande é a sua recompensa, pois lhe foi dado o nome acima de todos os outros (Filipenses 2: 9-11). Que o Espírito de Deus ocupe-nos mais e mais com Aquele que é mais justo do que os filhos dos homens (Salmos 45: 2).
CAPÍTULO 15 - AFLIÇÃO E GLÓRIA
“Para a nossa leve aflição, que Isto, por um momento, produz para nós um peso muito maior e eterno de glória ”(2 Coríntios 4:17). Essas palavras nos fornecem uma razão pela qual não devemos desmaiar sob provações nem sermos oprimidos por desgraças. Eles nos ensinam a olhar para as provações do tempo à luz da eternidade. Eles afirmam que as bofetadas atuais do cristão exercem um efeito benéfico sobre o homem interior. Se essas verdades fossem firmemente compreendidas pela fé, elas mitigariam grande parte da amargura de nossas tristezas. "Porque a nossa leve aflição, que é apenas por um momento, produz para nós um peso de glória muito maior e eterno." Este verso apresenta uma notável e gloriosa antítese, pois contrasta o nosso estado futuro com o nosso presente. Aqui há “aflição”, há “glória”. Aqui há uma “aflição leve”, há um “poder de glória”. Em nossa aflição, há leviandade e concisão; é uma aflição leve, e é apenas por um momento; em nossa glória futura há solidez e eternidade! Para descobrir a preciosidade desse contraste, consideremos separadamente cada membro, mas na ordem inversa da menção.
1. "Um peso muito maior e eterno de glória". É uma coisa significativa que a palavra hebraica para "glória", kabod, também significa "peso". Quando o peso é adicionado ao valor do ouro ou pedras preciosas, isso aumenta seu valor. A felicidade do céu não pode ser contada nas palavras da terra; expressões figuradas são melhor calculadas para nos transmitir algumas visões imperfeitas. Aqui no nosso texto, um termo é empilhado em cima do outro. Aquilo que espera o crente é “glória”, e quando dizemos que algo é glorioso, chegamos aos limites da linguagem humana para expressar o que é excelente e perfeito. Mas a “glória” que nos espera é ponderada, sim, é “muito mais importante” do que qualquer coisa terrestre e temporal; seu valor desafia a computação; sua excelência transcendente está além da descrição verbal. Além disso, essa glória maravilhosa que nos aguarda não é evanescente e temporal, mas divina e eterna; porque "eterno" não poderia ser a menos que fosse divino. O grande e abençoado Deus vai nos dar aquilo que é digno de Si mesmo, sim o que é como Ele mesmo, infinito e eterno.
2. “Nossa aflição leve, que é apenas por um momento.”
a. "Aflição" é a porção comum da existência humana; “O homem nasce para as angústia, como as faíscas que voam” (Jó 5: 7). Isso faz parte do significado do pecado. Não é certo que uma criatura caída deva ser perfeitamente feliz em seus pecados. Nem os filhos de Deus são isentados; "por muitas tribulações, devemos entrar no reino de Deus" (Atos 14:22). Por uma estrada difícil e acidentada, Deus nos conduz à glória e à imortalidade.
b. Nossa aflição é “leve”. Aflições não são leves em si mesmas, pois muitas vezes são pesadas e dolorosas; mas elas são leves comparativamente! Elas são leves quando comparados com o que realmente merecemos. Elas são leves quando comparadas com os sofrimentos do Senhor Jesus. Mas talvez a sua real leveza seja melhor comparada com o peso da glória que nos espera. Como disse o mesmo apóstolo em outro lugar: “Porque eu considero que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós” (Romanos 8:18).
c. O que é apenas por um momento. Nossas aflições devem continuar por toda a vida, e que a vida seja igual em duração a Matusalém, mas é momentânea se comparada com a eternidade que está diante de nós. No máximo, nossa aflição é apenas para a vida presente, que é como um vapor que aparece por um tempo e depois desaparece. Oh que Deus nos capacitasse a examinar nossas provações em sua verdadeira perspectiva.
3. Observe agora a conexão entre os dois. Nossa aflição leve, que é apenas por um momento, “opera para nós um peso muito maior e eterno de glória”. O presente está influenciando o futuro. Não cabe a nós raciocinar e filosofar sobre isso, mas tomar Deus em Sua Palavra e crer nela. Experiência, sentimentos, observação de outros, podem parecer negar esse fato. Muitas vezes, as aflições aparecem apenas para nos azedar e nos tornar mais rebeldes e descontentes. Mas seja lembrado que as aflições não são enviadas por Deus com o propósito de purificar a carne: elas são projetadas para o benefício do “novo homem”. Além disso, as aflições ajudam a nos preparar para a glória a seguir. A aflição afasta nosso coração do amor do mundo; nos faz muito mais para o tempo em que seremos transportados desta cena de pecado e tristeza; e nos permitirá apreciar (em contraste) as coisas que Deus preparou para aqueles que O amam. Aqui está o que a fé é convidada a fazer: colocar em uma balança a aflição presente, na outra, a glória eterna. Eles são dignos de serem comparados? Não, de fato. Um segundo de glória irá mais do que contrabalançar toda uma vida de sofrimento. Que anos de labuta, de doença, de luta contra a pobreza, de perseguição, sim, da morte de um mártir, quando pesados? Os prazeres na mão direita de Deus, que são para sempre! Um sopro do Paraíso extinguirá todos os ventos adversos da terra. Um dia na Casa do Pai vai mais do que contrabalançar os anos que passamos neste deserto sombrio. Que Deus nos conceda a fé que nos permitirá antecipar o futuro e viver no presente desfrute dele.
Descontentamento! Houve algum tempo em que houvesse tanta inquietação no mundo quanto há hoje? Nós duvidamos muito disso. Apesar do nosso progresso, o grande aumento de riqueza, o tempo e o dinheiro gastos diariamente em prazer, o descontentamento está em toda parte. Nenhuma turma está isenta. Tudo está em um estado de fluxo e quase todo mundo está insatisfeito. Muitos até mesmo entre o próprio povo de Deus são afetados com o espírito maligno desta época. Tal coisa é realizável, ou nada mais é do que um belo ideal, um mero sonho do poeta? É atingível na terra ou é restrito aos habitantes do céu? Se praticável aqui e agora, pode ser mantido, ou são alguns breves momentos ou horas de satisfação o máximo que podemos esperar nesta vida? Questões como estas encontram resposta, pelo menos uma resposta, nas palavras do apóstolo Paulo: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” (Filipenses 4: 11). A força da declaração do apóstolo será melhor apreciada se a sua condição e circunstâncias no momento em que ele fez isso for mantido em mente. Quando o apóstolo escreveu (ou provavelmente ditou) as palavras, ele não estava se deleitando em uma suíte especial no palácio do imperador, nem estava sendo entretido em algum lar cristão excepcional, cujos membros eram marcados por piedade incomum. Em vez disso, ele estava "em correntes" (cf. Filipenses 1: 13,14); “Prisioneiro” (Efésios 4: 1), como ele diz em outra epístola. E ainda assim, ele declarou que estava contente! Agora, há uma vasta diferença entre preceito e prática, entre o ideal e a realização. Mas no caso do apóstolo Paulo o contentamento era uma experiência real, e que deve ter sido contínua, pois ele diz: “em qualquer estado que eu esteja”. Como então Paulo entrou nesta experiência, e no que a experiência consistiu? A resposta à primeira pergunta deve ser encontrada na palavra “aprendi a viver contente”. O apóstolo não disse: “Recebi o batismo do Espírito e, portanto, o contentamento é meu”. Ele atribuiu essa bênção à sua perfeita “consagração”. Igualmente claro é que não foi o resultado da disposição natural ou temperamento. É algo que ele aprendeu na escola da experiência cristã. Deve-se notar, também, que esta declaração é encontrada em uma epístola que o apóstolo escreveu perto do fim de sua carreira terrena! Do que foi apontado, deve ser evidente que o contentamento que Paulo desfrutou não foi o resultado de ambiente confortável. E isso imediatamente dissipa uma concepção vulgar. A maioria das pessoas supõe que o contentamento é impossível, a menos que se possa satisfazer os desejos do coração carnal. Uma prisão é o último lugar para onde eles iriam se estivessem procurando um homem contente. Isso, então, é claro: o contentamento vem de dentro e não de fora; deve ser buscado de Deus, não em conforto de criatura. Mas nos esforcemos para ir um pouco mais fundo. O que é “contentamento”? É o viver satisfeito com as dispensações soberanas da providência de Deus. É o oposto de murmurar, que é o espírito de rebeldia - a concentração para o Oleiro, “Por que me fizeste assim?” Em vez de reclamar, um homem contente é grato que sua condição e circunstâncias não sejam piores do que aquilo que são. Em vez de desejar algo mais que o suprimento de sua necessidade atual, ele se alegra que Deus ainda cuida dele. Tal pessoa está “contente” com o que ele tem (Hebreus 13: 5). Um dos obstáculos fatais ao contentamento é a cobiça, que é um cancro que destrói a satisfação presente. Não foi, portanto, sem uma boa razão, que nosso Senhor deu o mandamento solene a Seus seguidores: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15). Poucas coisas são mais insidiosas. Muitas vezes, a avareza se apresenta sob o nome de economia, ou a sábia salvaguarda do futuro - a economia atual, a fim de preparar para um "dia chuvoso". A Escritura diz, da cobiça que é idolatria (Colossenses 3: 5), o afeto do coração sendo colocado sobre as coisas materiais e não sobre Deus. A linguagem de um coração ambicioso é a da filha da sanguessuga Dá! Dá! O cobiçoso está sempre desejoso de mais, quer tenha pouco ou muito. Como muito diferentes são as palavras do apóstolo - "Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes." (1 Timóteo 6: 8). E em Lucas 3:14: "Fique contente com o seu salário"! “A piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Timóteo 6: 6). Negativamente, isso resulta de preocupação e impaciência, de avareza e egoísmo. Positivamente, nos deixa livres para desfrutar o que Deus nos deu. Que contraste é encontrado na palavra que segue: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Timóteo 6: 9,10). Que o Senhor, em sua graça, nos livre do espírito deste mundo, e nos tornemos “contentes com as coisas que temos”. O contentamento, portanto, é o produto de um coração que repousa em Deus. É o desfrute da alma daquela paz que ultrapassa todo o entendimento. É o resultado da minha vontade ser submetida à vontade Divina. É a certeza abençoada de que Deus faz todas as coisas bem e, mesmo agora, faz todas as coisas cooperarem para o meu bem final. Esta experiência tem que ser “aprendida” por “provar o que é essa boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12: 2). O contentamento só é possível quando cultivamos e mantemos essa atitude de aceitar tudo o que entra em nossas vidas como vindo da Mão dEle, que é sábio demais para errar, e muito amoroso para causar a um de Seus filhos uma lágrima desnecessária. Esse contentamento real só é possível por estar muito na presença do Senhor Jesus. Isto aparece claramente nos versos que seguem nosso texto de abertura; “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4: 12,13). Somente cultivando a intimidade com Aquele que nunca se sentiu descontente é que seremos libertos do pecado de reclamar. É somente pela comunhão diária com Ele que sempre se deleitou na vontade do Pai que aprendamos o segredo do contentamento. Que tanto o escritor como o leitor olhem para o espelho da Palavra da glória do Senhor de que seremos “transformados na mesma imagem de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor” (2 Coríntios 3:18).