Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5503 - CECÍLIA MEIRELES - A poesia original de uma educadora - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 534
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CECÍLIA MEIRELES - A poesia original de uma educadora

Pode-se afirmar que duas grandes missões marcaram a vida de Cecília Meireles: a poesia e a educação. Nascida no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901, Cecília Benevides de Carvalho Meireles teve uma vida de perdas, que se refletiram em seus versos, plenos de filosofia, abordando a passagem do tempo e o sentido da existência. Seu pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e a mãe quando Cecília tinha três anos de idade – a partir daí, Cecília passou a ser criada pela avó portuguesa, Dona Jacienta. O primeiro marido da poetisa, Fernando Correa Dias, um pintor português, sofria de depressão aguda e suicidou-se em 1936, deixando a Cecília outra missão: criar sozinha as três filhas.
Da estreia, com um livro de sonetos chamado “Espectros”, em 1919, até “Ou isto ou aquilo” e “Escolha o seu sonho”, ambos de 1964, ano da morte da autora, Cecília Meireles trilhou o caminho da poesia simbolista à moderna, mesclando elementos clássicos e regionais, assim como manteve a atividade paralela de escrever para crianças. Cecília atuou também como jornalista, escrevendo colunas sobre literatura e folclore infantil no “Diário de Notícias” e no “A Manhã”, dois dos principais jornais da época.
A literatura infantil era uma das áreas de maior interesse para a escritora. Foi autora de “Criança, meu amor”, livro para o curso de 1º grau, de 1923, e de um verdadeiro clássico da literatura didática brasileira, “Problemas da Literatura Infantil”, de 1951, que abrange três conferências ministradas por Cecília Meireles em Belo Horizonte. Formada pelo Instituto de Educação em 1917, ela atuou no magistério por décadas, lecionando (inclusive no exterior) especialmente literatura, folclores, línguas, música e teoria educacional. Fundou a primeira biblioteca infantil do país, em 1934.
As experiências literárias de Cecília Meireles chegaram também ao teatro, com "Auto do Menino Atrasado", que estreou em 1947, com direção de Olga Obry e Martim Gonçalves. Em 1939, publicou o livro “Viagem”, que foi agraciado com o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Títulos como “Vaga Música” (1942), “Romanceiro da Inconfidência” (1953), “Metal Rosicler” (1960) e Solombra (1963) construíram uma reputação literária que outra poetisa brasileira ainda não havia alcançado.
Casada pela segunda vez em 1940, com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo, Cecília alcançou a estabilidade familiar tão ansiada. Em 9 de novembro de 1964, faleceu no Rio de Janeiro.


(Parte da coletânea "Histórias de poetas", de William Mendonça. Direitos reservados.)

Visite www.williammendonca.com

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1