Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5488 - TCHEKHOV - Mestre do conto e do teatro - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 538
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

TCHEKHOV - Mestre do conto e do teatro

Um homem que revolucionou a forma de escrever contos e, ao mesmo tempo, conseguiu construir uma obra teatral admirada e encenada mais de um século após a sua morte – esse poderia ser o resumo da importância de Anton Pavlovitch Tchekhov (ou Checov) para as letras modernas. Nascido em 17 de janeiro de 1860 em Taganrog, na Rússia, o escritor era neto de um ex-servo que comprou sua liberdade e filho de um comerciante humilde. Estudou em um dos melhores liceus da cidade, conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Medicina e destacou-se pelo talento para escrever.
Ao longo da vida, o escritor caracterizou-se por tomar atitudes fortes – como, por exemplo, ao romper com a Academia um ano após ter sido aceito, em protesto contra a expulsão por motivos políticos do então jovem escritor Maximo Gorki. Exerceu com sucesso a Medicina, em paralelo à literatura e a publicação de suas histórias em jornais. Era bastante rigoroso e fazia diversas correções em seus textos até alcançar o resultado desejado.
As peças de Tchekhov foram o veículo ideal para que seu amigo Stanislaviski moldasse uma forma muito realista de fazer teatro (e chegasse ao seu famoso “método”). O autor refletiu em sua obra a crise e a decadência da Rússia czarista e o pessimismo da virada do século. Tchekhov era um hábil cronista social, que denunciava a desigualdade vigente e falava com igual facilidade de todas as classes sociais.
Sua primeira peça é “Ivanov” (1887) – para escrevê-la, visitou uma penitenciária para pesquisar e denunciar as condições em que viviam os prisioneiros. Essa seria a tônica de sua obra. As peças de maior importância, encenadas até hoje à exaustão, são “A Gaivota” (1896), “Tio Vânia” (1900), “Três irmãs” (1901) e “O jardim das cerejeiras” (1904). Ele inovou especialmente ao desenvolver a chamada “ação indireta” – que se desenvolve fora do palco, com informações que surgiam nos diálogos. O clima era realista, chegando a ser sombrio, e Tchekhov mergulhou na psicologia do povo russo –por extensão, da humanidade.
É certo que a parceria Stanislaviski-Tchekhov, tendo por veículo o Teatro de Arte de Moscou (Tchekhov, aliás, casou-se com uma atriz do grupo, Olga Leonardovna), criou um novo ponto de mudança na arte teatral, influenciando gerações futuras. O escritor faleceu em 15 de julho de 1904, vítima da tuberculose, em Badenweiler, e sua obra completa – incluindo cartas elivros de viagem – foi publicada em 1929.


(Parte da coletânea \"Gente de Teatro\", de William Mendonça. Direitos reservados.)

Visite www.williammendonca.com

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1