Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5457 - RÉQUIEM PARA O TRANSPORTE ALTERNATIVO - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 534
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

RÉQUIEM PARA O TRANSPORTE ALTERNATIVO

Só mesmo os coreanos poderiam difundir
um instrumento de tortura que se move

Já entendi porque quem produziu e disseminou pelo mundo as vans, peruas, topics, towners e outras latas de sardinha utilizadas no transporte alternativo foram os coreanos: você já viu um coreano típico? São pequenos, magrinhos, com gestos contidos. Em suma, cabem sem esforço em qualquer lugar. Sorte a deles.
Eu, que não sou assim tão alto para o padrão do brasileiro (pouco mais de 1,80m) nem estou tão fora de forma, sinto um desconforto indescritível quando sou obrigado, por qualquer circunstância, a viajar em uma delas. Só mesmo o desespero de um atraso iminente me leva a cometer essa loucura. E, é claro, o arrependimento bate logo depois, quando a sessão de tortura começa.
Hoje, perdi o ônibus por dois ou três minutos. Moro a 60 Km do meu trabalho e, geralmente, viajo nos ônibus que fazem a rota Rio-Cabo Frio. Como perdi aquele horário, estava fadado a esperar 45 minutos e, obviamente, chegar atrasado. Foi quando passou aquela van, convidativa, rápida, com o canto da sereia: “sua salvação é aqui”.
O único lugar vago ficava na última fileira, aquela que deve ter sido projetada especialmente para transportar crianças. As pernas de um adulto, sem sombra de dúvida, não cabem lá. Viajei feito um canivete suíço, com todas as “ferramentas” dobradas. Por 45 minutos! O cidadão à minha direita tentava se equilibrar sobre o espaço para o pneu. O da esquerda, coitado, agonizava, espremido.
Entendam, não sou contra o transporte alternativo – longe disso – até porque ele tirou as empresas de ônibus de sua tranqüilidade. Os empresários sempre fizeram questão de maltratar o usuário, lotando os ônibus na hora do rush e diminuindo a oferta de veículos nos outros horários. No entanto, é preciso aplicar um mínimo de bom senso – quem sabe até a própria Declaração dos Direitos Humanos – ao transporte nas vans.
Agora, à noite, voltando para casa no confortável ônibus de viagem, com ar condicionado, arrumei espaço para escrever no meu indefectível bloquinho, ouvir um bom rock meu discman e ainda fazer um lanchinho. Se o celular tocar, vou poder atender com a maior facilidade, sem acotovelar ninguém. Melhor ainda: paguei mais barato e com vale transporte (o motorista da van de hoje não quis aceitar ...) Não tem comparação!
Tudo bem, eu sei que inventaram os tais "microônibus", que poderiam se chamar "microondas". Para mim, eles também são vans.
Só para fechar o assunto, num verdadeiro réquiem ao transporte alternativo, vou contar um episódio que seria trágico, se não fosse cômico, acontecido comigo no final do ano passado. Eu estava atrasado (isso acontece uma ou duas vezes no mês) e cometi a loucura: acenei para uma van que passava. Entrei, me espremendo, e antes que eu pudesse sentar, o motorista arrancou, cantando os pneus.
Desequilibrado, fui jogado para trás e acertei, literalmente, a bunda na cara de uma simpática senhora que, para o nosso azar, estava de óculos. Os meus oitenta e poucos quilos, graças à inércia, devem ter parecido uns duzentos no nariz da senhora, que (edipianamente) até lembrava a minha mãe. Quando recuperei a compostura, percebi que tinha desmontado os óculos e provocado um hematoma no nariz da passageira ...
Para piorar, tentei puxar conversa e me desculpar pelo acontecido. Ela começou a contar que a vida dela estava uma porcaria e que aquele acidente só fazia aumentar a sensação de que tudo estava dando errado. Acabei me sentindo um agente do mal na Terra ... Para me redimir, pedi para examinar os óculos e passei meia hora tentando consertá-lo – e, por algum milagre, consegui. Fiquei meses sem viajar de van.
Sou absolutamente contra os ônibus lotados, em que as pessoas se espremem e esfregam para tentar se locomover, mas tenho horror absoluto às câmaras de torturas móveis que passam por aí. Nos dois casos, é como usar um sapato três números menor: doloroso e degradante!


(Direitos reservados. Publicado pela primeira vez em 12/05/2005 no blog do autor e no site www.cronistasreunidos.com.br. Parte do livro "Realidade nua e crua", disponível para download gratuito em www.williammendonca.com)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1