Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 11814 - ESPREITANDO FANTOCHES - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1381
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

ESPREITANDO FANTOCHES

O programa “Painel” da GloboNews desta semana estava mais para uma sessão pastelão do que um debate de tendências. Confesso que gargalhei mais com os participantes do que concordei ou discordei. O tema era o futuro econômico e político do Brasil.

Sempre são três os convidados. Dois deles eram representantes do mercado financeiro. O outro, um petista de carteirinha. Se o programa permitisse entrar com bandeira vermelha, com certeza ele estaria com uma na mão. É daqueles que ainda acredita no Lula como “salvador da pátria” pela segunda vez.

Como a eleição de outubro ainda é uma incógnita e deixando de lado o moço petista, há evidências de que o mercado financeiro está espreitando futuros fantoches. A doutora em economia Zeina Latif economista-chefe da “XP Investimentos” deu a entender que o fantoche Michel Temer seria a melhor solução.

Parece que a única palavra que tem algum significado para o mercado financeiro é “reformas”. Existe uma certa obsessão. Zeina chegou a pontuar que todas as reformas do governo Michel Temer estavam no caminho correto. Muitos outros economistas formadores de opinião escrevem a mesma coisa.

Bastou o PT ser retirado do poder para que a reforma da previdência se transformasse na maior obsessão dos economistas. Costumam pintar o pior dos cenários para o futuro do Brasil se a ela não acontecer. Quando espreitam fantoches, certamente apoiarão o candidato que prometer fazê-la.

Neste jogo de espreitar cabe prestar atenção nas ideias dos economistas que estão assessorando o programa econômico da possível futura candidata Marina Silva. Para o mercado financeiro Marina Silva seria o fantoche perfeito de ser manipulado.

O Brasil sonhado pelo mercado financeiro é totalmente divorciado da sociedade. Eles só conhecem os lucros. A sociedade só conhece as despesas que geram os lucros deles. Quando não gostam de alguma coisa, brincam de manipular o dólar, a inflação, os preços e os juros. Brincam até de endividar a sociedade.

Estamos com treze milhões de desempregados. Novamente os números mentem. Nestes treze milhões podem ser acrescidos pelo menos mais um terço. Estranhamente diante destes números, só se fala da previdência. Parece que ninguém está interessado em reformas para o Brasil crescer, e a sociedade como um todo prosperar.

Como um bicho-papão, assustam dizendo que os aposentados poderão ficar sem a sua aposentadoria. Enquanto o Brasil continuar governado pelo quarto poder chamado mercado financeiro nunca seremos um grande país. É quase uma lei de mercado. Numa “república de bananas e fantoches” os lucros são sempre maiores.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1