Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 11147 - TRECHO DE O OLHAR DE HIROSAKI - ROBERTO SCHIMA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 929
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

TRECHO DE O OLHAR DE HIROSAKI

TRECHO DE "O OLHAR DE HIROSAKI"

Roberto Schima

- Estar neste lugar e nesta cidade. Tenho a impressão de haver viajado para o passado, para o tempo das charretes, da moenda e do pilão. Entretanto, sob nossos pés, na escuridão daquele calabouço, está o astro-observatório, um instrumento do futuro, capaz de penetrar fundo na amplidão do espaço e tornar realidade os mais elevados sonhos da ficção científica. Há um choque nisso.
- Não é um contraste muito maior do que nós próprios, enquanto seres humanos, carregamos atualmente.
Ela ia perguntar o que seria, entretanto aguardou, pois, evidentemente, ele iria responder de qualquer jeito. E o astrônomo fê-lo, assumindo sua postura professoral:
- Ainda hoje há pessoas vivendo em estado primitivo, enquanto outras lidam com tecnologias avançadas, porém, mais do que o contraste cultural, sobressalta aos olhos o quão pouco evoluiu a humanidade enquanto indivíduos, quão pouco aprendemos baseados nos erros anteriores. Basta olharmos a nossa volta. Onde foram parar a dignidade, o respeito, a ética? Não foi para ver um mundo imerso na patifaria, ambições mesquinhas, leviandade e hipocrisia que milhares deram suas vidas na guerra. Quantos outros lutaram e sucumbiram à ditadura? Meu amor às estrelas só é comparável à minha decepção em relação às pessoas de um modo geral. E isso é uma doença da qual a humanidade padece no mundo inteiro.
A voz de barítono trazia mágoa e desapontamento. Não era bem esse o rumo da conversa pretendido por Maria Ângela.
O velho continuou:
- Filhos assassinando seus pais. Pais matando seus filhos. Professores sendo agredidos por alunos. Criminosos agindo conforme bem entendem. Políticos corruptos chafurdando a vontade nos produtos de seus roubos. Promiscuidade. Badernas. O imperialismo... A tecnologia avançou muito e continua avançando, porém, e paradoxalmente, o ser humano aparenta estar involuindo, regredindo, retornando à barbárie. Talvez a própria tecnologia tenha sua cota de culpa, trazendo facilidades demais e ajudando a corroer o caráter - já não muito firme - das pessoas. Tornamo-nos fúteis, preguiçosos, materialistas, arrogantes e, para falar Português claro, burros. E os meios de comunicação têm se esmerado em fazer a sua parte, contribuindo muito para isso. Vide, por exemplo, os programas de auditório...
Suspirou, antes de prosseguir:
- A impressão que eu tenho, Estrelinha, é que, nos tempos da ditadura, não havia liberdade, porém, existia consciência. E atualmente, sob a brisa democrática, extrapolamos liberdades, mas perdemos a consciência... Não estou, de maneira alguma, fazendo apologia à volta da ditadura. Não foi para isso que muitos de nós arriscaram a vida na Europa e no Brasil - vários a perderam. Expresso somente o meu desejo de que a liberdade - não a libertinagem - e a consciência venham a caminhar lado a lado, ao invés dessa alienação, malandragem e falta de cultura lamentavelmente crescentes no país.


NOTA DO AUTOR:
Para maiores informações, inserir meu nome ou "O OLHAR DE HIROSAKI" no Google.
http://marcianoscomonocinema.blogspot.com/search/label/Roberto%20Schima

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ROBERTO SCHIMA:
"FEICE" SEM FACE Autor(a):
A ÁRVORE QUE QUERIA VOAR Autor(a):
A FLORESTA DAS ALMAS PERDIDAS Autor(a):
A GRANDE TRAVESSIA Autor(a):
A MAÇÃ DE INVERNO Autor(a):
A NUVEM E O VENTO Autor(a):
A VELHA MULHER E O POÇO DE ESTRELAS - Trecho Autor(a):
ABISMO DO TEMPO Autor(a):
AOKIGAHARA Autor(a):
ATÉ A ETERNIDADE ACABAR Autor(a):
COMO A NEVE DE MAIO Autor(a):
COMO SURGIU A NOITE Autor(a):
EM MINHAS MÃOS, O PUNHADO DE AREIA Autor(a):
EM TEMPOS ESTUPIDOS Autor(a):
ENTRE A VIDA E A MORTE Autor(a):
FOLHAS DE UM OUTONO SEM MEMÓRIA Autor(a):
HISTORINHA DE CARNAVAL Autor(a):
LOBA Autor(a):
MARVIN Autor(a):
MAS NÃO CURE! Autor(a):
MELANCÓLICA CRÔNICA DE UM ALIENÍGENA DISFARÇADO EM AUTOR DE FICÇÃO-CIENTÍFICA Autor(a):
NÃO ESQUECIDO POR DEUS Autor(a):
O MENINO E O COMETA Autor(a):
O PEQUENO SER PRATEADO Autor(a):
O SENHOR DAS ABELHAS Autor(a):
O TEMPO NOS FOGE... Autor(a):
O TEMPO QUE O TEMPO TEM Autor(a):
O TROVÃO E AS ONDAS Autor(a):
O ÚLTIMO CREPÚSCULO Autor(a):
PASSOS NO OUTONO Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1